Núcleo de Acessibilidade Pedagógica (NAP) - UENF

 

OBJETIVOS E FINALIDADES DO NÚCLEO

O Núcleo de Acessibilidade Pedagógica – NAP tem por objetivo promover a interação e a parceria entre pesquisadores de diferentes Laboratórios da UENF e de outras Instituições Públicas ou privadas em atividades de pesquisa e extensão que envolvam a temática da Acessibilidade Pedagógica com os seguintes fins:

I – Otimizar o uso de recursos e de infraestrutura física e material;

II – Elevar o nível de interação entre pesquisadores de diversas áreas que utilizem as mesmas ferramentas;

III – Elevar a eficiência dos trabalhos através da construção de um prédio acessível, que abrigue todos os equipamentos, permita reuniões, produção de material didático e realização de oficinas de capacitação, otimizando os procedimentos relacionados a temática do Núcleo;

IV – Participar em editais de pesquisa e extensão de caráter multidisciplinar envolvendo a temática da Educação Especial;

V – Promover as atividades de pesquisa e extensão com abordagem multidisciplinar em Educação Especial;

VI – Receber e aplicar experiências pedagógicas de sucesso desenvolvidas por outras instituições e/ou grupos de trabalho;

VII – Transmitir experiências pedagógicas de sucesso desenvolvidas pelo Núcleo para outras instituições e/ou grupos de trabalho.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS NO NÚCLEO

- Promover e estimular discussões e ações relacionadas a acessibilidade pedagógica;

- Divulgar informações sobre a acessibilidade pedagógica;

- Contribuir para que alunos que necessitem de acessibilidade pedagógica possam ser efetivamente incluídos nas turmas regulares dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade e obtenham o máximo de suporte para a efetivação do aprendizado dos conceitos das disciplinas que estiverem cursando;

- Detectar questões relacionadas as dificuldades de alunos de graduação e pós-graduação relacionadas a acessibilidade pedagógica de forma a minimizar e/ou eliminar estas dificuldades;

- Detectar as dificuldades mais comuns de alunos com deficiência e agir de forma a minimizar e/ou eliminar estas dificuldades em relação aos conteúdos programáticos das disciplinas em nível básico e em nível superior;

- Possibilitar, aos alunos com deficiência ingressantes nos cursos de nível superior, a revisão, consolidação e ampliação do aprendizado recebido em nível básico;

- Produzir material didático utilizando as tecnologias mais avançadas de forma a contribuir para o ensino em nível básico e superior de alunos com deficiência;

- Contribuir na formação de professores do ensino fundamental, médio e superior em relação às necessidades e tecnologias disponíveis para o ensino de alunos com deficiência;

- Buscar a colaboração com outras universidades e instituições de ensino para o desenvolvimento, avaliação e produção de materiais didáticos para o ensino de alunos com deficiência;

- Criar competência e experiência dos membros do núcleo para atuação e multiplicação das ações envolvendo o ensino em nível superior de alunos com deficiência.

 

RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL

O processo de reconhecimento institucional do  Núcleo de Acessibilidade Pedagógica da UENF (NAP-UENF) foi feito por meio do Processo E-26/009/56/2016 de 22/-1/2016. Em 11/07/2019 ocorreu aprovação da resolução 05 do Conselho Universitário da UENF  (CONSUNI) - publicada no diário oficial do estado em 16/07/2019. Os núcleos da UENF são baseados na Resolução Consuni número 03/2019 de 25/06/2019.