Programação

  • EI03EF07

    FAIXA ETÁRIA:

    Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

    OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

    (EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

    ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:

    As crianças bem pequenas aprendem sobre a linguagem e a escrita por meio de situações que propiciem vivências significativas do uso de diferentes portadores textuais. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas possam interagir em um ambiente com diversidade de materiais de escrita, que as convidem a fazer uso destes, explorando seus usos sociais e criando outros, como, por exemplo, brincar de correio, de escritório, de supermercado, de banco, de livraria etc. Observar as brincadeiras das crianças, seus interesses e seus conhecimentos permite ao(à) professor(a) planejar atividades intencionais que enriqueçam o uso e a apropriação que as crianças fazem desses portadores, como planejar uma visita ao correio etc.

    SUGESTÕES PARA O CURRÍCULO:

    Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados ao uso de portadores, como, por exemplo, escrever cartas aos seus colegas ou familiares fazendo uso da escrita espontânea ou folhear livros contando suas histórias para seus colegas em situações de livre escolha. O currículo local pode, ainda, abordar atitudes a serem desenvolvidas, como, por exemplo, interessar-se por portadores textuais, buscando fazer uso deles segundo seus usos sociais.