Vida e Evolução
Programação
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OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Corpo humano
Respeito à diversidadeHABILIDADES:
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
COMENTÁRIOS:
Localizar, nomear e representar constituem-se, nesta habilidade, de procedimentos que contribuem para a construção de uma representação do corpo humano. Isso envolve identificar e reconhecer as partes do corpo, como a cabeça, o tronco, os membros e suas partes, as mãos, os pés, os olhos, a boca e o nariz — ilustrar e localizar no modelo, além de descrever suas respectivas funções.
POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:
Na elaboração do currículo, é possível detalhar habilidades relativas à investigação, como , por exemplo, o aluno descrever as partes que compõem o corpo humano, e ressaltar características como cor da pele, dos olhos, do cabelo, altura e tipo físico. Assim, a habilidade pode ser explicitada, de forma desmembrada, por meio de aprendizagens como: identificar as partes do corpo, representar o corpo humano com um desenho ou modelo tridimensional por meio de materiais e relatar as funções de cada parte. Pode-se complementar o desenvolvimento da habilidade por meio do reconhecimento do corpo em outros modelos representativos da cultura local, como bonecos, pinturas, fotografias, entre outros.
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OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Corpo humano
Respeito à diversidadeHABILIDADES:
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
COMENTÁRIOS:
Discutir, nesta habilidade, relaciona-se a estabelecer conexões entre os hábitos de cuidados individuais e a prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida. Isso envolve compreender o porquê de realizar esses hábitos, o que exige identificar, descrever e exemplificar, relacionando-os, por exemplo, com as doenças causadas por microrganismos, como a cárie, ou a interrupção de ciclos de transmissão de parasitas e de patologias contagiosas, como no caso da gripe.
POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:
Na elaboração do currículo, pode-se explorar o desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento dos hábitos cotidianos do aluno, identificando em quais deles a higiene está relacionada como ação preventiva ou como manutenção da qualidade de vida, de maneira a que compreendam que alguns hábitos proporcionam o contágio ou a proliferação de doenças. Ainda, é importante relacionar atitudes de prevenção a atividades do cotidiano, como andar descalço, ter contato com corpos d'água contaminados e comer alimentos não higienizados. Essa compreensão aprofunda o tema nos aspectos relacionados ao saneamento básico, como, por exemplo, nas questões relacionadas à potabilidade da água para o consumo. É importante destacar, também, o desenvolvimento de habilidades relativas à identificação dos hábitos de higiene que estão relacionados a comportamentos individuais que têm reflexo na saúde coletiva, uma vez que favorecem a disseminação de doenças no ambiente em que vivemos.
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OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Corpo humano
Respeito à diversidadeHABILIDADES:
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
COMENTÁRIOS:
Comparar, nesta habilidade, está relacionado à identificação de características físicas, o que envolve reconhecer e descrever o corpo humano a partir de observações. Isso envolve exemplificar os aspectos fenotípicos relacionados à etnia ou traços característicos e individuais, de maneira a que o aluno constate a existência da diversidade e, a partir disso, realizar conexões sobre sua relação com o outro, seus colegas, amigos, familiares e pessoas de seu convívio, e reconhecer essas pessoas como legítimas em sua convivência escolar e social.
POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:
Na elaboração do currículo, pode-se explicitar o processo de investigação prevendo habilidades que envolvam identificar e descrever as características individuais utilizando dados, como, por exemplo, medir a altura, o peso, o comprimento dos braços ou pernas etc. Reconhecer as semelhanças e diferenças entre colegas serve de ponto de partida para discutir a diversidade e, nesse sentido, esta habilidade relaciona-se com a (EF01CI02). Pode-se ampliar o contexto das discussões propondo habilidades relativas à relação entre as características de uma população e seus hábitos culturais, ressaltando a importância da valorização dessas características e do diálogo, em construções colaborativas e descrições conjuntas.