Programação

  • EF02CI01

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Propriedades e usos dos materiais
    Prevenção de acidentes domésticos

    HABILIDADES:

    (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

    COMENTÁRIOS:

    Identificar envolve selecionar, diferenciar e reconhecer os objetos de uso cotidiano pelo tipo de material de que são constituídos. A habilidade requer investigar a produção desses objetos sob uma perspectiva histórica, o que exige identificar e diferenciar os objetos pelas suas características em diferentes épocas e períodos tecnológicos da humanidade.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, é possível contemplar habilidades de natureza investigativa, propondo que o aluno possa identificar objetos do seu cotidiano, descrever do que são feitos, explicar seu uso, bem como localizar e pesquisar informações relacionadas a esses objetos em outros períodos históricos da humanidade. O protagonismo do aluno no processo de investigação pode incorporar elementos do seu cotidiano, o que permite inúmeras possibilidades de arranjos nos procedimentos da pesquisa que tratam do seu contexto, tais como identificar os materiais utilizados em objetos artesanais que são produzidos em sua região e reconhecer os objetos e seus materiais que são produção da cultura local, como ferramentas, utensílios domésticos, instrumentos musicais ou estruturas para construção. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com as habilidades (EF02MA14), da Matemática; e (EF02GE09), da Geografia, associadas à identificação de objetos do mundo físico, suas características e representações.

  • EF02CI02

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Propriedades e usos dos materiais
    Prevenção de acidentes domésticos

    HABILIDADES:

    (EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

    COMENTÁRIOS:

    Propor um uso envolve identificar, selecionar, diferenciar e reconhecer as características observáveis que definem um tipo de material, de modo a agrupar os objetos e selecionar seu uso pela referência às suas propriedades observáveis, adequadas ao desenvolvimento do aluno nesse ano. Esta habilidade complementa-se com a (EF02CI01) ao esperar que o aluno associe o uso intencional de determinados materiais na construção de diversos objetos.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, é possível explicitar procedimentos investigativos na redação da habilidade. Pode-se propor ao aluno investigar materiais quanto às suas propriedades, selecionar quais são mais adequados a objetos específicos do cotidiano, e explicar o motivo da escolha. Nesse sentido, utilizar argila é adequado à fabricação de um vaso, por conta de sua propriedade maleável que se solidifica, por exemplo. Pode-se aprofundar o desenvolvimento a respeito do tema com a especificação da fonte de obtenção dos materiais, conectando-os aos recursos naturais disponíveis na região de vivência e identificando quais materiais possuem um uso mais sustentável. Dessa forma, é interessante explicitar, no currículo, discussões sobre o destino final dos materiais descartados após o uso.

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  • EF02CI03

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Propriedades e usos dos materiais
    Prevenção de acidentes domésticos

    HABILIDADES:

    (EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).

    COMENTÁRIOS:

    Discutir envolve explicar, selecionar e exemplificar informações relevantes sobre a segurança e redução de riscos no uso de objetos no cotidiano, como lâminas ou produtos químicos. A habilidade requer identificar e reconhecer situações que podem expor as pessoas ao risco de morte ou lesões — compreendidas pela ameaça ou vulnerabilidade em determinadas situações do cotidiano —, para evitar que elas ocorram por meio de atitudes e comportamentos preventivos.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, pode-se enfatizar, na proposição das habilidades, o protagonismo do aluno no processo de investigação, relativas à  incorporação/interação com os objetos do seu cotidiano, como identificar possíveis situações de risco e relacionar atitudes de prevenção para evitá-las. Ainda, é possível sinalizar a construção de atitudes e valores a partir desse contexto, expandindo-os em outros aspectos em que o estudante classifique as questões relacionadas à ameaça e vulnerabilidade socioambientais, como identificar, listar e explicar a presença de fatores de risco em sua casa, escola ou no caminho que percorre entre a casa e a escola. Para o desenvolvimento da habilidade, deve-se estimular a utilização de atividades práticas, como descrever e ilustrar situações de risco, relacionar medidas preventivas para manutenção da saúde e elaborar formas de informação sobre riscos por meio de desenhos ou ilustrações.

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