Programação

  • EF02CI04

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Seres vivos no ambiente
    Plantas

    HABILIDADES:

    (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

    COMENTÁRIOS:

    Descrever, nesta habilidade, envolve processos inter-relacionados, que requerem: selecionar e listar plantas e animais, identificando aspectos dos locais onde eles se encontram; identificar e exemplificar as características de plantas e animais por meio de evidências observáveis que os diferenciem e possibilitem associar e comparar, a fim de construir generalizações sobre animais e plantas, como tamanho, cor, forma ou o habitat onde vivem.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, esta habilidade pode ser desmembrada de maneira a contemplar procedimentos de investigação, tais como: observar e identificar as plantas e os animais que fazem parte do seu cotidiano, fazer uso da relação entre os tamanhos, formas e cores características e descrever em que fase da vida ou ambiente eles estavam ao serem observados. Pode-se ainda solicitar que explique as atividades que esses animais realizam e a quais condições do ambiente estão mais adaptados, associando as suas características ao ambiente onde vivem.

  • EF02CI05

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Seres vivos no ambiente
    Plantas

    HABILIDADES:

    (EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

    COMENTÁRIOS:

    Investigar, nesta habilidade, envolve observar, descrever e reconhecer o papel desempenhado pela presença de água e luz nas condições ideais de um ambiente para que as plantas se nutram, desenvolvam, cresçam e se reproduzam, diferenciando essa relação em diferentes plantas e diferentes ambientes.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, podem ser destacadas habilidades investigativas relacionadas ao ambiente em que o aluno vive, como: identificar a presença da vida em ambientes com diferentes disponibilidade de água, relacionar a incidência da luz solar às mudanças de temperatura e aos ciclos da água e discutir a necessidade da água para a manutenção da vida em geral. Pode-se propor ainda habilidades referentes a elementos importantes do contexto, como: comparar a presença de vida em diferentes ambientes levando em conta a existência e oferta de água e identificar a formação vegetal de diversos ambientes em relação às regiões climáticas. Ilustrar, desenhar, observar em exposições ou em atividades práticas de campo contribuem no estímulo à curiosidade científica e envolvimento com o tema. Ao mesmo tempo, descrever e relatar são importantes para o ciclo de alfabetização.

    URL: 1
  • EF02CI06

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Seres vivos no ambiente
    Plantas

    HABILIDADES:

    (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

    COMENTÁRIOS:

    Identificar, nesta habilidade, envolve exemplificar e descrever as partes de uma planta, por meio de procedimentos investigativos como observar diferentes espécimes encontradas no cotidiano. Associada à habilidade (EF02CI05), com certa complexidade para o ano, requer explicar e relacionar as funções de cada parte da planta para sua sobrevivência, reconhecendo seu papel nas relações entre os seres vivos e o ambiente, como no fornecimento de alimento, abrigo, sombra e interferência no clima local.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, pode-se propor habilidades relativas a atividades investigativas, como selecionar, ilustrar e descrever as plantas de seu convívio, que podem ser classificadas de acordo com o seu uso ou função no ambiente onde se encontram. Destaque-se que essa sondagem a respeito do cotidiano pode e deve ser expandida, relacionando as plantas do local às que se encontram em diversos ambientes, como o solicitado na habilidade (EF02CI04). O aprofundamento desta habilidade pode orientar as concepções a respeito do papel das plantas na alimentação e na base das cadeias alimentares, ao se propor: relacionar as plantas com o ambiente onde vivem, identificar quais delas fazem parte da dieta de diferentes seres vivos, reconhecer os efeitos da desertificação com a redução da vegetação e as consequências para a vida em geral.

    Arquivos: 7 URLs: 10