Programação

  • EF02CI07

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Movimento aparente do Sol no céu
    O Sol como fonte de luz e calor

    HABILIDADES:

    (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.

    COMENTÁRIOS:

    Descrever, nesta habilidade, envolve identificar, registrar, e ilustrar as posições do Sol , utilizando como referência as sombras dos objetos ao longo do dia e correlacionando-as a referências como o horizonte, casas, prédios, o próprio corpo, pontos cardeais (de acordo com o desenvolvimento do aluno neste ano) e a marcação do tempo, como a divisão do dia em horas.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, as habilidades podem destacar os procedimentos de investigação, com base na observação, em atividades práticas de campo, que se desmembram em: registrar tamanho, forma e posição das sombras e ilustrar a posição da sombra de um objeto e suas mudanças em relação à posição do sol. É possível ainda descrever aspectos da luminosidade e passagem do tempo durante o período diário, relativos aos elementos do contexto do aluno , como o horário em que ele pode realizar determinadas atividades ou encontrar sombras para se proteger. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com as habilidades (EF02MA19), da Matemática; e (EF02HI07), da História, associadas à observação e medição da passagem do tempo.

  • EF02CI08

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Movimento aparente do Sol no céu
    O Sol como fonte de luz e calor

    HABILIDADES:

    (EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

    COMENTÁRIOS:

    Comparar, nesta habilidade, está relacionado a compreender fatos observáveis. Assim, é necessário observar, reconhecer e descrever os efeitos da radiação solar nas superfícies de acordo com os materiais que as compõem, para que o aluno possa diferenciar e exemplificar o que ocorre em cada superfície ao ser aquecida ou ao refletir a luz solar ou artificial.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, pode-se destacar habilidades relativas à experimentação com a radiação solar como: identificar diferentes temperaturas em objetos do cotidiano quando expostos ao sol ou quando protegidos de seus raios, ou demonstrar a capacidade de reflexão ou refração da luz em diferentes tipos de superfícies. Pode-se, ainda, inserir habilidades relativas a descrever e relatar os fenômenos observados, diferenciando e comparando os resultados obtidos com os materiais e objetos produzidos localmente. Ilustrações, desenhos, visitas a exposições e atividades práticas de campo contribuem no estímulo à curiosidade científica e envolvimento com o tema.

    URLs: 7