Programação

  • EF05CI06

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Nutrição do organismo
    Hábitos alimentares
    Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

    HABILIDADES:

    (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

    COMENTÁRIOS:

    Selecionar, nesta habilidade, que se complementa com a (EF05CI07), envolve identificar, reconhecer, descrever e ilustrar quais as partes que compõem o sistema digestório e o respiratório, explicando suas funções relacionadas ao metabolismo do corpo, que envolvem processos mecânicos e químicos (mastigação, deglutição, movimentos peristálticos, transformação química dos alimentos, ventilação, regulação, difusão e transporte do oxigênio e do dióxido de carbono).

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, é possível propor habilidades relacionadas à composição de cada sistema – digestório e respiratório -, identificando as partes e as funções desempenhadas por eles no processo de nutrição do organismo. É possível , ainda, definir habilidades  relativas a práticas que explorem esses sistemas quanto à sua relação com o metabolismo, como identificar, por meio de ilustrações, o caminho percorrido pelo alimento no sistema digestório ou o caminho percorrido pelo gás oxigênio no sistema respiratório. Destaque-se que esta habilidade está relacionada à (EF05CI07), e pode ser aprofundada pela perspectiva da integração com o sistema circulatório, desde que adequada ao desenvolvimento do aluno.

  • EF05CI07

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Nutrição do organismo
    Hábitos alimentares
    Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

    HABILIDADES:

    (EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

    COMENTÁRIOS:

    Justificar, nesta habilidade que apresenta certa complexidade, envolve avaliar, comparar, interpretar e concluir que os  sistemas digestório e circulatório são integrados, destacando o papel do coração, dos pelos vasos sanguíneos e, em especial,  do sangue, na distribuição dos nutrientes no organismo, assim como a eliminação de resíduos, o que envolve o sistema excretor.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, pode-se orientar habilidades relacionadas à composição dos sistemas circulatórios e excretor, identificando as suas partes e as funções desempenhadas por elas no processo geral de nutrição do organismo. Esta habilidade pode ser complementada por práticas que explorem esses sistemas quanto à sua relação com o metabolismo, como identificar como o sangue se relaciona à distribuição de nutrientes ou reconhecer o papel desempenhado pelo sistema circulatório nas trocas gasosas e transporte de resíduos que serão excretados pelo organismo.

      URLs: 16
    • EF05CI08

      OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Nutrição do organismo
      Hábitos alimentares
      Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

      HABILIDADES:

      (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

      COMENTÁRIOS:

      Organizar, nesta habilidade, envolve selecionar, listar e classificar os alimentos relacionando-os à quantidade de vitaminas, minerais, lipídeos, proteínas e carboidratos. O foco é comparar e construir uma dieta de acordo com as necessidades nutricionais, tendo como referência a pirâmide alimentar.

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, pode-se desmembrar esta habilidade, contemplando a identificação, o reconhecimento e a comparação de hábitos de alimentação saudável. Ainda, indica-se o desenvolvimento de habilidades que tratem das principais doenças relativas ao excesso ou a carência de nutrientes e de calorias  na região onde o aluno vive, expandindo para pesquisas mais abrangentes.

      URLs: 3
    • EF05CI09

      OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Nutrição do organismo
      Hábitos alimentares
      Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

      HABILIDADES:

      (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

      COMENTÁRIOS:

      Discutir, nesta habilidade, envolve identificar e reconhecer os hábitos de vida de crianças e jovens, comparando diferentes modos de vida e dietas alimentares, para que o aluno possa explicar quais desses hábitos, modos de vida e dietas alimentares estão relacionados aos distúrbios nutricionais.

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, é possível destacar os procedimentos de investigação, como identificar e selecionar os alimentos presentes na sua alimentação diária, identificar os valores nutricionais de cada alimento selecionado a partir de sua alimentação e propor a complementação da sua dieta de modo balanceado de acordo com a pirâmide alimentar. Podem ainda ser contempladas habilidades relativas ao reconhecimento dos benefícios de uma dieta balanceada para diferentes necessidades , combinada aos hábitos de vida para a  promoção da saúde.

      URLs: 4