Programação

  • EF05CI10

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Constelações e mapas celestes
    Movimento de rotação da Terra
    Periodicidade das fases da Lua
    Instrumentos óticos

    HABILIDADES:

    (EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

    COMENTÁRIOS:

    Identificar, nesta habilidade, requer fazer uso de representações com o intuito de que o aluno possa localizar e reconhecer as constelações, identificando o período em que elas ficam aparentes.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, pode-se contemplar habilidades investigativas como observar e identificar, no céu da sua região, constelações presentes em mapas celestes, bem como usar aplicativos digitais para identificação de constelações no céu visível da sua cidade. Também, é possível enriquecer as habilidades trazendo elementos de diversas culturas e da influência dos corpos celestes na vida humana, em uma perspectiva histórica, e do desenvolvimento científico na observação do céu.

  • EF05CI11

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Constelações e mapas celestes
    Movimento de rotação da Terra
    Periodicidade das fases da Lua
    Instrumentos óticos

    HABILIDADES:

    (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

    COMENTÁRIOS:

    Associar, nesta habilidade, envolve reconhecer e explicar os movimentos de translação e rotação no sistema Sol, Terra e Lua. Ela requer que o aluno identifique evidências da rotação da Terra, que podem ser observadas pelo movimento diário da posição do Sol, na projeção de sombras e nas mudanças que ocorrem no céu visível.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, pode-se destacar habilidades relativas a atividades investigativas como observar, registrar e descrever o movimento diário do Sol e das estrelas no céu; construir e ilustrar o sistema Sol, Terra e Lua, explicando e relatando os fenômenos observados. Também, é possível enriquecer as habilidades com elementos da cultura, como comparar distintas representações dos povos em diferentes épocas sobre a relação entre o Sol, a Lua e a Terra, ou identificar aspectos culturais influenciados pela rotação da Terra, como as escalas de tempo na agricultura ou na vida humana.

  • EF05CI12

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Constelações e mapas celestes
    Movimento de rotação da Terra
    Periodicidade das fases da Lua
    Instrumentos óticos

    HABILIDADES:

    (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

    COMENTÁRIOS:

    Concluir, nesta habilidade, envolve observar e identificar as fases da Lua, ilustrando na escala de tempo os horários em que a Lua é observável e os que ela não mais pode ser observada.  Também envolve explicar e representar essas fases em modelos explicativos com base nos fenômenos observados.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, pode-se estimular o desenvolvimento de habilidades investigativas com base nas informações que o aluno possui a respeito das fases da Lua e sua relação com a cultura local, de modo a identificar a influência das escalas de tempo baseadas nas fases da Lua no cotidiano e na forma de organização da vida. Pode-se propor habilidades como registrar por meio de ilustrações e identificar as fases da Lua que foram observadas durante dois meses, relacionar as fases da Lua com os ciclos de rotação e translação do sistema Sol, Terra e Lua, assim como reconhecer a periodicidade das fases da Lua e sua influência na marcação de tempo terrestre. Oportunizar discussões mediadas com os dados obtidos e as explicações construídas a partir da observação são vivências importantes para a construção de habilidades e proposição de modelos explicativos com base no sistema Sol, Terra e Lua.

  • EF05CI13

    OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Constelações e mapas celestes
    Movimento de rotação da Terra
    Periodicidade das fases da Lua
    Instrumentos óticos

    HABILIDADES:

    (EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.

    COMENTÁRIOS:

    Projetar e construir, nesta habilidade, envolve criar e produzir dispositivos a partir de conhecimentos sobre os instrumentos ópticos. Tem como foco que o aluno identifique as estruturas e os componentes desses dispositivos, reconhecendo as funções, que possibilitam alcançar determinado resultado de acordo com a escala (micro ou macro) ou objetivo de observação. Também contempla reconhecer as implicações desses instrumentos na vida humana e no desenvolvimento das Ciências, como por exemplo, na identificação de microrganismos que podem transmitir doenças, na identificação de corpos celestes, na navegação mais segura de submarinos, etc.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, pode-se propor a complementação por meio de habilidades que enfatizem a utilidade do  dispositivo, como construir instrumentos para observações à distância ou ampliadas ou para registro de imagens. Ainda, inserir habilidades relativas à investigação de dispositivos existentes, para que o aluno compreenda seus mecanismos de funcionamento e analise o impacto do desenvolvimento tecnológico na produção desses dispositivos ao longo da história da humanidade desde seu surgimento, identificando diversos materiais empregados na sua construção. Nesse sentido, deve-se também estimular práticas que desenvolvam o uso ético desses dispositivos, propondo habilidades relativas a discutir o uso de dispositivos de registro de imagens em espaços coletivos e que envolvam questões éticas do convívio, por exemplo.