Programação

  • HISTÓRICO

    • _________________

      HISTÓRICO DO PROGRAMA

      O Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) da UENF foi concebido em 2003, inicialmente com a proposta de ser interdisciplinar, atendendo a própria característica da UENF, que foi criada na forma de laboratórios temáticos formados por profissionais de várias áreas e não como departamentos em grandes áreas. Porém, até o ano de 2014, o mesmo esteve credenciado ao Comitê de Química. Em um primeiro momento, foi realizado o credenciamento apenas para o mestrado. Antes mesmo do primeiro triênio do curso, uma proposta de criação do doutorado também foi apresentada a CAPES e o PPGCN passou a ter a partir de 2005, mestrado e doutorado, os dois com conceito 4,0, o qual tem se mantido no decorrer destes anos. Com o passar dos anos, o cenário das pesquisas no programa passou por várias mudanças, pois a Linha de Pesquisa de Ensino de Ciências cresceu de forma sustentável, a Química Inorgânica e Orgânica aumentaram fortemente a interação com a Biologia e a Física, a Física expandiu suas aplicações aos processos fisiológicos de frutos, e a área ambiental ampliou-se com participação de Físicos, Químicos e Catalíticos, etc, transformando o programa em um curso bastante interdisciplinar e com diferentes interações entre os pesquisadores de diferentes áreas. No ano de 2014, o programa passou para o Comitê Multidisciplinar, na área Interdisciplinar.

      O número atual de professores credenciados no programa é 26 professores permanentes e 6 professores colaboradores, estando distribuídos entre professores com formação básica em química, física, biologia, engenharia química, farmácia, agronomia, engenharias, matemática, história, etc. Até o final de 2016, o PPGCN já possuia 150 dissertações de mestrado e 67 teses de doutorado defendidas. Tanto a UENF, quanto o PPGCN, cumprem um papel regional sobremaneira importante, pois a região Norte Fluminense, devido ao baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região, embora esteja localizada na Região Sudeste, tem grande carência na formação de recursos humanos. O PPGCN atende uma grande quantidade de alunos formados na própria UENF, IFF (Instituto Federal Fluminense) da região Noroeste de Minas Gerais e Espírito Santo (IFES e UFES) e vem recebendo alunos de Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro (Capital), dentre outros. No caso do mestrado, os alunos que não entram direto para o doutorado, normalmente, já estão trabalhando no Ensino Médio ou nos Institutos Federais da região Norte e dos Lagos Fluminenses ou no Espírito Santo. No caso do doutorado, o número de doutores que já saem empregado em um instituto federal ou mesmo universidade é altíssimo.

  • OBJETIVOS E PERFIL

    • O objetivo principal do Programa de Ciências Naturais é estimular pesquisas que estejam focadas na interface entre várias áreas necessárias para o desenvolvimento de pesquisas complexas que não podem ser solucionadas apenas com uma das áreas do conhecimento. Consequentemente, o estudante deve buscar uma formação interdisciplinar sem se centrar ou se especializar em apenas uma área, mas terá que permear pela química, física, educação, biologia e matemática para poder melhor entender os problemas propostos e os desafios das pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente interdisciplinar.

      Perfil do Mestrado
      O estudante que procura o mestrado em Ciências Naturais na UENF será iniciado a uma formação básica sobre a pesquisa e sua importância entre as diversas áreas do conhecimento. Com as disciplinas oferecidas tanto pelo programa como pela universidade, o estudante receberá o conteúdo teórico e prático para desenvolver um projeto interdisciplinar de pesquisa. Assim o estudante deverá permear por mais de uma área para responder as questões propostas em uma pesquisa interdisciplinar. Ao obter o título de mestre, o mestrando estará apto para desempenhar atividades compatíveis com uma formação mais ampla que lhe dará maior autonomia e visão para atuar em diferentes áreas das ciências naturais. Sua formação também tem permitido seguir a carreira acadêmico, fazendo doutorado não só no próprio programa, mas também em outras grandes instituições brasileiras, com excelente aproveitamento.

      Perfil do Doutorado
      O doutorando que ingressa no programa de Ciências Naturais deverá durante os quatro anos, aprimorar os seus conhecimentos científicos nas diversas áreas de interface do programa de Ciências Naturais. A partir do problema proposto para a sua tese, o doutorando deverá se tornar um pesquisador com independência científica para explorar os conhecimentos e encontrar respostas relevantes tanto para a ciência quanto para a sociedade.
      Atualmente, 83% dos egressos do programa estão atuando na área de ensino e pesquisa, principalmente nos cursos de Licenciatura em Ciências do Instituto Federal Fluminense e também em cursos do Instituto Federal do Espírito Santo, além de universidades particulares da região Norte Fluminense. Os egressos da área de ensino de ciências atuam tanto na área pedagógica como na área de ciências naturais.