EI03EO06 - O eu, o outro e o nós
Diagrama de temas
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FAIXA ETÁRIA:
Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:
As crianças pequenas aprendem a respeitar as diferentes culturas e modos de vida ao mesmo tempo em que conhecem e valorizam suas próprias características e compreendem como estas contribuem e marcam sua cultura, criando um valor positivo frente às diferenças de gênero, etnia e crenças religiosas. Nesse contexto, é importante que as crianças pequenas vivenciem cotidianamente um ambiente de respeito e aceitação ao outro, reconhecendo e valorizando como positivas as diferenças identificadas. Ter a oportunidade de conhecer outros grupos de crianças ou mesmo outros grupos sociais, seja pessoalmente ou por outro meio de comunicação, ajuda para que se interessem e respeitem as diferentes culturas e modos de vida, bem como ouvir e recontar histórias dos povos indígenas, africanos, asiáticos, europeus, de diferentes regiões do Brasil e de outros países da América, localizar, em um mapa, com apoio do(a) professor(a), sua cidade, aldeia ou assentamento, e o local do Brasil no mapa mundial, pesquisar em casa suas tradições familiares, de modo a reconhecer elementos da sua identidade cultural, estabelecer relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e o de outros grupos, conhecer costumes e brincadeiras de outras épocas e de outras civilizações e explorar brincadeiras, tipos de alimentação e de organização social característicos de diferentes culturas.
SUGESTÕES PARA O CURRÍCULO:
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados ao reconhecimento de pessoas de sua comunidade, como, ao reconhecer pessoas que fazem parte de sua comunidade próxima, conversar com elas sobre o que fazem. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados ao conhecimento de outros grupos sociais, como, por exemplo, interessar-se por conhecer e se relacionar com crianças e pessoas de outros grupos sociais, seja por meio de situações presenciais, seja por outros meios de comunicação. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de pessoas que fazem parte de sua comunidade, como o padeiro, o fazendeiro, o pescador etc.