Programação

  • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Cadeias alimentares simples
    Microrganismos

    HABILIDADES:

    (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

    COMENTÁRIOS:

    Analisar e construir, nesta habilidade, relaciona-se a identificar, compreender, e explicar os elementos e as relações que se estabelecem em uma cadeia alimentar. Pode ser desenvolvida a partir da análise da fonte de energia e do estabelecimento de  relações que indiquem o papel da radiação solar, no início do ciclo, e dos microrganismos decompositores, ao final, mas mantendo a concepção de circularidade e transformação dessa energia.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, pode-se privilegiar habilidades como: localizar e reconhecer seres vivos que habitam a região e descrever papéis e relações na construção das cadeias alimentares. Como aprofundamento, é possível orientar a construção de cadeias alimentares simples com espécimes encontradas no meio ambiente local, que podem ser comparadas a cadeias alimentares de outros biomas. Atividades que exigem que os estudantes relacionem os seres vivos em uma cadeia alimentar de forma ilustrativa podem auxiliar no desenvolvimento da habilidade.

  • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

    Cadeias alimentares simples
    Microrganismos

    HABILIDADES:

    (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.

    COMENTÁRIOS:

    Descrever e destacar, nesta habilidade, envolve identificar, compreender e analisar o ciclo da matéria e o fluxo de energia em um ecossistema para destacar semelhanças e diferenças entre eles. Pode ser desenvolvida em diferentes processos interligados, como: identificação das etapas do ciclo da matéria, em meios abiótico e biótico; reconhecimento do fluxo de energia entre os seres vivos das cadeias alimentares; indicação de semelhanças e diferenças entre os dois processos, em uma perspectiva ecossistêmica.

    POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

    Na elaboração do currículo, é possível definir habilidades relativas ao reconhecimento e à construção de cadeias alimentares simples com espécimes encontradas no meio ambiente local, que podem ser comparadas ou analisadas identificando relações com o ciclo da matéria e o fluxo de energia. Nesse sentido, a compreensão do ciclo da matéria e do fluxo de energia pode contribuir para a compreensão do papel dos decompositores (EF04CI06), trazendo discussões socioambientais importantes para o desenvolvimento da consciência ambiental e de atitudes sustentáveis que consideram o ecossistema.