Vida e Evolução
Programação
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OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Nutrição do organismo
Hábitos alimentares
Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatórioHABILIDADES:
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
COMENTÁRIOS:
Selecionar, nesta habilidade, que se complementa com a (EF05CI07), envolve identificar, reconhecer, descrever e ilustrar quais as partes que compõem o sistema digestório e o respiratório, explicando suas funções relacionadas ao metabolismo do corpo, que envolvem processos mecânicos e químicos (mastigação, deglutição, movimentos peristálticos, transformação química dos alimentos, ventilação, regulação, difusão e transporte do oxigênio e do dióxido de carbono).
POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:
Na elaboração do currículo, é possível propor habilidades relacionadas à composição de cada sistema – digestório e respiratório -, identificando as partes e as funções desempenhadas por eles no processo de nutrição do organismo. É possível , ainda, definir habilidades relativas a práticas que explorem esses sistemas quanto à sua relação com o metabolismo, como identificar, por meio de ilustrações, o caminho percorrido pelo alimento no sistema digestório ou o caminho percorrido pelo gás oxigênio no sistema respiratório. Destaque-se que esta habilidade está relacionada à (EF05CI07), e pode ser aprofundada pela perspectiva da integração com o sistema circulatório, desde que adequada ao desenvolvimento do aluno.
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OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Nutrição do organismo
Hábitos alimentares
Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatórioHABILIDADES:
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
COMENTÁRIOS:
Discutir, nesta habilidade, envolve identificar e reconhecer os hábitos de vida de crianças e jovens, comparando diferentes modos de vida e dietas alimentares, para que o aluno possa explicar quais desses hábitos, modos de vida e dietas alimentares estão relacionados aos distúrbios nutricionais.
POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:
Na elaboração do currículo, é possível destacar os procedimentos de investigação, como identificar e selecionar os alimentos presentes na sua alimentação diária, identificar os valores nutricionais de cada alimento selecionado a partir de sua alimentação e propor a complementação da sua dieta de modo balanceado de acordo com a pirâmide alimentar. Podem ainda ser contempladas habilidades relativas ao reconhecimento dos benefícios de uma dieta balanceada para diferentes necessidades , combinada aos hábitos de vida para a promoção da saúde.