Topic outline

  • EF06CI11

    • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Forma, estrutura e movimentos da Terra

      HABILIDADES:

      (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

      COMENTÁRIOS:

      Identificar, nesta habilidade, envolve reconhecer, diferenciar e descrever as características da atmosfera, crosta, manto e núcleo, incluindo sua composição e espessura. Destaque-se a relação desta habilidade com a (EF06CI13).

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, pode-se explicitar habilidades como identificar e reconhecer distintos modelos representativos do planeta Terra em diferentes culturas, como os modelos presentes nos mitos dos povos guarani, de matriz africana, gregos e portugueses à época das navegações, bem como compreender o impacto do desenvolvimento científico na construção dos modelos representativos do planeta Terra. Deve-se aprofundar o tema de modo a estimular que o aluno construa modelos da estrutura interna da Terra e identifique as características associadas a evidências sobre a composição dessa estrutura, as quais podem ser obtidas por meio de observações ou fontes de informações. Destaque-se que o registro do aluno a respeito dos procedimentos que realiza é importante para a interpretação dos dados e construção dos modelos. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com a habilidade (EF06GE09), da Geografia, no que se refere à compreensão e elaboração de representações do planeta Terra, seus elementos e estruturas.


  • EF06CI12

    • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Forma, estrutura e movimentos da Terra

      HABILIDADES:

      (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

      COMENTÁRIOS:

      Identificar, nesta habilidade, envolve listar e categorizar as rochas pelas suas características, reconhecendo-as em relação à sua origem, como ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. A habilidade trata também de reconhecer e compreender como se dá  a formação dos fósseis e, ainda, como podem oferecer informações sobre a linha temporal geológica da Terra.

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, de modo complementar, pode-se orientar procedimentos investigativos para exploração dos tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados na região onde se encontra a escola ou a residência do aluno. Nessas ações exploratórias do ambiente, sugere-se estimular o desenvolvimento de habilidades como identificar, selecionar e classificar rochas com base na descrição do local, da origem das rochas (magmáticas, metamórficas e sedimentares) e de suas características, associando-as aos períodos geológicos. Pode-se explicitar habilidades relativas à formação e datação dos fósseis, segundo uma perspectiva evolutiva que os encare como evidência e referência da vida no passado.


  • EF06CI13

    • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Forma, estrutura e movimentos da Terra

      HABILIDADES:

      (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

      COMENTÁRIOS:

      Selecionar, nesta habilidade, envolve identificar, listar, comparar e reconhecer evidências da esfericidade do planeta, como ângulos de sombras em diferentes localidades, mudanças nas constelações com o passar do tempo e  posição do sol e da lua, entre outras. Espera-se, ainda, que, com base nessas evidências, o aluno  possa inferir, interpretar e explicar modelos representativos sobre a esfericidade da Terra.

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, pode-se destacar habilidades relativas à busca e seleção de informações e evidências da esfericidade da Terra, em artigos, ensaios, textos de divulgação e outras fontes. Pode-se, também buscar imagens ou fotografias do espaço em fontes confiáveis ou agências de pesquisas espaciais e relacionar as informações coletadas aos modelos representativos da Terra. É importante, ainda, identificar e explicar fenômenos como as mudanças visíveis em constelações no céu, ciclos do dia e noite, movimento de translação e rotação, observações sobre a posição do sol e da lua em diferentes períodos de tempo como fontes de evidência para provar a esfericidade da Terra, que são complementares às atividades que explorem os diferentes modelos representativos do planeta Terra, relacionados à habilidade (EF06CI11) e à (EF06CI14).


  • EF06CI14

    • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Forma, estrutura e movimentos da Terra

      HABILIDADES:

      (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

      COMENTÁRIOS:

      Inferir, nesta habilidade, envolve identificar, registrar e comparar as diferentes posições da sombra de um gnômon em distintos períodos de tempo, relacionando os dados obtidos à observação da posição do Sol e aos movimentos de translação da Terra. Além disso, a habilidade pressupõe que o aluno reconheça, descreva e explique esses movimentos.

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, pode-se orientar procedimentos investigativos que envolvam, por meio do uso do gnômon, demonstrar, descrever, registrar e relatar aspectos identificados nas mudanças que ocorrem na projeção de sombras ao longo de um período de tempo, correlacionando o experimento à localização e às variações da radiação solar da região onde ele foi realizado. Pode-se explicitar habilidades relativas à criação de modelos para representar o movimento de translação e de rotação no plano orbital da Terra em relação ao Sol. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com a habilidade (EF06GE03), da Geografia, no que se refere à observação e compreensão dos movimentos da Terra.