Diagrama de temas

  • EF07CI07

    • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Diversidade de ecossistemas
      Fenômenos naturais e impactos ambientais
      Programas e indicadores de saúde pública

      HABILIDADES:

      (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

      COMENTÁRIOS:

      Caracterizar, nesta habilidade, requer identificar, corresponder e descrever a fauna e a flora, a disponibilidade de corpos d'água, a incidência solar, a variação de umidade e a temperatura características de ecossistemas como amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, mata de cocais, pantanal, mata de araucária, mangue, entre outros, de modo a compreender os fatores abióticos e bióticos que as constituem .

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, pode-se explicitar habilidades como identificar, classificar e reconhecer os ecossistemas locais. É possível, ainda, destacar habilidades relativas a localizar e selecionar informações sobre esses ecossistemas em outras fontes de dados, como mapas, cartas geográficas e inventários de fauna e flora. Pode-se, ainda, sugerir habilidades como comparar o ecossistema local com outros ecossistemas do Brasil. É importante destacar a relação existente entre o ecossistema e a sua composição com as questões evolutivas e as relações ecológicas. Ainda, sugere-se que sejam abordadas as questões de sustentabilidade e intervenção humana, assim como as espécies ameaçadas de extinção (identificar, listar e agrupar) e as causas dessa condição. Há, aqui, oportunidade para o trabalho interdisciplinar com a habilidade (EF07GE11), da Geografia, associada à caracterização dos principais ecossistemas brasileiros.


  • EF07CI08

    • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Diversidade de ecossistemas
      Fenômenos naturais e impactos ambientais
      Programas e indicadores de saúde pública

      HABILIDADES:

      (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

      COMENTÁRIOS:

      Avaliar, nesta habilidade, supõe que o aluno possa identificar as características dos ecossistemas em equilíbrio, reconhecendo  como podem ser modificados por enchentes, incêndios, alterações climáticas, entre outras ações naturais. Supõe, ainda,  que possa compreender como essas e outras mudanças nos componentes desses ecossistemas podem impactar as populações dos ecossistemas, em termos da extinção de espécies, migrações , etc.

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, pode-se explicitar habilidades como reconhecer, no ambiente onde o aluno vive, características que evidenciem alterações causadas por catástrofes naturais: identificar o bioma e reconhecer aspectos relacionados às espécies (hábitos), as cadeias alimentares, a influência da ação antrópica e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, discutindo e explicando as causas e as consequências dessas mudanças. De modo complementar, é importante que, ao reconhecer causas de natureza antrópicas, sejam estimuladas ações preventivas com vistas à sustentabilidade e, quando as mudanças ocorrerem por meio de catástrofes naturais, estimular a busca por soluções que envolvam comportamentos individuais e coletivos. Esta habilidade possui uma relação importante com a (EF07CI07).


  • EF07CI09

    • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Diversidade de ecossistemas
      Fenômenos naturais e impactos ambientais
      Programas e indicadores de saúde pública

      HABILIDADES:

      (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

      COMENTÁRIOS:

      Interpretar, nesta habilidade, envolve identificar e utilizar os indicadores de saúde para compreender as condições de saúde em nível local, regional ou nacional e, após isso, reconhecer quais ações são propostas ou realizadas no âmbito da política pública com base nesses indicadores. Como a habilidade solicita que o aluno reconheça as alterações provocadas nesses indicadores pelas ações comunitárias e governamentais, isto demanda que ele analise , interprete e compare dados de uma série histórica.

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, pode-se propor habilidades como identificar, reconhecer e compreender os indicadores locais de saúde, associando-os às condições de vida existentes, como acesso a saneamento básico, à educação, à vacinação, à  alimentação, aos  serviços de saúde, entre outras condições, segundo um recorte territorial (bairro, município, estado e país).


  • EF07CI10

    • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Diversidade de ecossistemas
      Fenômenos naturais e impactos ambientais
      Programas e indicadores de saúde pública

      HABILIDADES:

      (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

      COMENTÁRIOS:

      Argumentar, nesta habilidade, requer identificar, reconhecer e compreender os micro-organismos, como parasitas, vírus e bactérias, e os mecanismos de defesa naturais e adquiridos do organismo humano, a fim de justificar a importância da vacina. A habilidade pode ser desmembrada de modo a identificar a intervenção do uso da vacinação no controle ou erradicação de doenças e na imunidade adquirida em comparação ao seu não uso, e as consequências disso para a saúde pública nas questões individuais e coletivas.

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, pode-se contemplar habilidades como reconhecer os mecanismos de defesa da imunidade natural do organismo ( barreiras químicas, físicas e mecânicas) , ou compreender o funcionamento do sistema imunológico na imunidade adquirida por meio de vacinas ou a produção de anticorpos por meio de infecções. É desejável ainda explicitar habilidades  tais como investigar campanhas de vacinação realizadas na região, reconhecer e identificar indicadores (relacionado à habilidade EF07CI09) e informações para a construção de argumentos sobre as doenças nas populações locais e propor ações para a manutenção da saúde individual e coletiva da comunidade.


  • EF07CI11

    • OBJETOS DE CONHECIMENTO:

      Diversidade de ecossistemas
      Fenômenos naturais e impactos ambientais
      Programas e indicadores de saúde pública

      HABILIDADES:

      (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.

      COMENTÁRIOS:

      .Analisar, nesta habilidade, compreende identificar e reconhecer avanços no tratamento de doenças, no controle e prevenção de pandemias, endemias, epidemias e nas medidas de prevenção e aumento da qualidade de vida das pessoas, ocasionadas pelo avanço das ciências e da tecnologia ao longo da história da humanidade, incluindo a intervenção no modo e nos hábitos de vida.

      POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO:

      Na elaboração do currículo, pode-se propor habilidades como identificar as tecnologias utilizadas no cotidiano, analisar as mudanças de comportamento e hábitos ocasionadas pelo seu uso e reconhecer seu impacto no ambiente (como a rede de distribuição de sinal de rádio, torres de transmissão, entre outros) e na qualidade de vida. Nesse sentido, é importante que o aluno possa discutir e avaliar o uso da tecnologia, destacando seus pontos positivos e pontos de atenção, para que haja um uso consciente e a identificação dos benefícios ou malefícios ocasionados por ela ao longo da história humana. Deve-se valorizar o conhecimento prévio do aluno, assim como mobilizar que o aluno possa registrar, discutir, explicar e descrever a respeito do tema.