Leitura
Topic outline
-
-
Objeto de conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Habilidade: (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
-
Objeto de conhecimento: Estratégia de leitura
Habilidade: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
-
Objeto de conhecimento: Estratégia de leitura
Habilidade: (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
-
Objeto de conhecimento: Estratégia de leitura
Habilidade: (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
-
Objeto de conhecimento: Leitura de imagens em narrativas visuais
Habilidade: (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
-
Objeto de conhecimento: Formação do leitor literário
Habilidade: (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
-
Objeto de conhecimento: Leitura colaborativa e autônoma
Habilidade: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
-
Objeto de conhecimento: Apreciação estética/Estilo
Habilidade: (EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
-
Objeto de conhecimento: Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica
Habilidade: (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.