Diagrama de temas

  • General

  • EF02LP02

    Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

    Habilidade: (EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.


  • EF02LP03

    Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

    Habilidade: (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

     


  • EF02LP04

    Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

    Habilidade: (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.


  • EF02LP05

    Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

    Habilidade: (EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).

     


  • EF02LP06

    Objeto de conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

    Habilidade: (EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

     


  • EF02LP07

    Objeto de conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação

    Habilidade: (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

     


  • EF02LP08

    Objeto de conhecimento: Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas

    Habilidade: (EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

     


  • EF02LP09

    Objeto de conhecimento: Pontuação

    Habilidade: (EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

     


  • EF02LP10

    Objeto de conhecimento: Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação

    Habilidade: (EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.

     


  • EF02LP11

    Objeto de conhecimento: Morfologia

    Habilidade: (EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.



  • EF02LP16

    Objeto de conhecimento: Forma de composição do texto

    Habilidade: (EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

     


  • EF02LP17

    Objeto de conhecimento: Forma de composição do texto

    Habilidade: (EF02LP17) Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.

     


  • EF02LP25

    Objeto de conhecimento: Forma de composição dos textos/Adequação do texto às normas de escrita

    Habilidade: (EF02LP25) Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

     


  • EF02LP28

    Objeto de conhecimento: Formas de composição de narrativas

    Habilidade: (EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.



  • EF02LP29

    Objeto de conhecimento: Formas de composição de textos poéticos visuais

    Habilidade: (EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.