Análise Linguística/Semiótica
Topic outline
-
-
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Habilidade: (EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
-
Objeto de conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil/Ordem alfabética/Polissemia
Habilidade: (EF05LP02) Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.
-
Objeto de conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação
Habilidade: (EF05LP03) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
-
Objeto de conhecimento: Pontuação
Habilidade: (EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.
-
Objeto de conhecimento: Morfologia/Morfossintaxe
Habilidade: (EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.
-
Objeto de conhecimento: Morfologia/Morfossintaxe
Habilidade: (EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
-
Objeto de conhecimento: Morfologia/Morfossintaxe
Habilidade: (EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
-
Objeto de conhecimento: Morfologia/Morfossintaxe
Habilidade: (EF05LP08) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
-
Objeto de conhecimento: Forma de composição do texto
Habilidade: (EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).
-
Objeto de conhecimento: Forma de composição do texto
Habilidade: (EF05LP20) Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.
-
Objeto de conhecimento: Forma de composição do texto
Habilidade: (EF05LP21) Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.
-
Objeto de conhecimento: Forma de composição dos textos; Adequação do texto às normas de escrita
Habilidade: (EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.
-
Objeto de conhecimento: Forma de composição dos textos; Coesão e articuladores
Habilidade: (EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.
-
Objeto de conhecimento: Forma de composição de textos poéticos visuais
Habilidade: (EF05LP28) Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.